quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DEPRESSÃO INFANTIL

A Palavra de Deus trará uma ajuda essencial para o crescimento, amadurecimento saudável e conforto das nossas crianças. Ensine-o no caminho da verdade e da vida e isso trará o refrigério e a paz nos momentos certos.


Hoje em dia a banalização da depressão é comum entre os adultos, quando nos sentimos chateados ou cansados logo dizemos “hoje estou depressiva”. Mas a depressão é uma doença grave, como tantas outras doenças existentes, precisa de tratamento.
As crianças reagem de forma diferente dos adultos à depressão, justamente por não saberem discernir sentimentos como tristeza, alegria ou medo e acabam absorvendo os sintomas como parte de sua rotina. Já os pais, por entenderem que a criança está formando sua personalidade e até gostarem de ter filhos “quietos e obedientes” acham que as características que elas apresentam são próprias do seu caráter.
Para identificarmos alguns sintomas podemos comparar o comportamento observado com o que uma criança normalmente agiria em determinadas situações. A curiosidade é algo natural, quando ela chega a um lugar diferente observa tudo, vai onde lhe chama atenção, abre portas, olha por trás de cortinas ou embaixo da mesa. Já a apatia é um sintoma da depressão infantil, pouca energia, sonolência, desânimo pouca curiosidade ou interesse por coisas novas.
Problemas recorrentes na escola, sem motivo aparente também podem ser identificados na depressão, a falta de atenção e baixo nível de aprendizagem podem ser questionados pelos professores e pais de forma expositiva, agravando ainda mais a baixa auto estima, sendo que todas estas características podem ser apresentadas nesta fase. A agressividade com os colegas e professores, também pode ser percebida com freqüência e taxada como desobediência, ao invés de considerarmos o conjunto de indícios.
A somatização é comum na depressão, ou seja, lançar para o corpo um sintoma psicológico. No caso das crianças pesadelos constantes, falta de apetite, medo e dores como a de cabeça são apresentados com freqüência por elas.
Muitos pais se perguntam quais fatores podem desencadear uma depressão infantil, alguns até se culpam por ter passado por um quadro depressivo e entender que isso realmente é um influenciador. Mas devemos considerar que como em um adulto, fatores como perda e luto são fortes causadores. No caso específico das crianças a perda ou afastamento de uma pessoa querida ou um animal de estimação, separação dos pais, mudança de cidade ou escola, problemas familiares e até a chegada de um irmãozinho, podem gerar os sintomas.
Alguns estudos apontam para a importância da boa alimentação, inclusive na ingestão de vitamina B, ligada ao bom funcionamento nervoso. Uma alimentação saudável que dá ao corpo todos os nutrientes que ele precisa é responsável também por proporcionar maior disposição e alegria.

O importante é considerar comportamentos diferentes nas nossas crianças e levá-las ao médico para que ele faça os exames necessários e indique o tratamento, quando necessário.
Nem sempre momentos que a criança passa mais quieta significa depressão, observe por quanto tempo ela permanece diferente e sempre interaja com seu filho. Demonstre como o ama e que pode contar sempre com você. Promova momentos em família em que ele possa se sentir importante e seguro.
A Palavra de Deus trará uma ajuda essencial para o crescimento, amadurecimento saudável e conforto das nossas crianças. Ensine-o no caminho da verdade e da vida e isso trará o refrigério e a paz nos momentos certos.

Klycia Gaudard - Pscicóloga e trabalha mo RH do Ministério Verbo da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho....

POSTAGENS MAIS POPULARES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger